terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Através dos Tempos

Eréchtheion - Athens
Atenas - 28 Outubro 2011

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Eréchtheion

O Erecteion (em grego Έρέχθειον, transl. Eréchtheion) é um templo grego consagrado a Atena, Poseidon e Erecteu (mítico rei ateniense) e que se encontra no lado norte da Acrópole de Atenas. Foi construído entre 421 a 406 a.C., por Mnesicles, e o seu nome deriva de um santuário dedicado ao lendário herói grego Erichthonius. É um dos mais belos monumentos de estilo jónico, criado assim pela necessidade de preservar os edifícios adjacentes, tais como o Partenon. Possui duas celas individuais, e irregulares, devido à diferença de terreno e três pórticos desiguais.
O pórtico Norte distingue-se pela altura das suas colunas e delicadeza dos capitéis;
O pórtico Sul possui seis cariátides, ou korés, fazendo as vezes de colunas.
Em redor de todo o templo havia uma frisa, da qual restam alguns fragmentos conservados no Museu da Acrópole.
No interior do templo, vivia uma serpente, à qual se oferecia um bolo sagrado cuja recusa era tomada como sinal de mal agouro para os atenienses.
Atenas - 28 Outubro 2009

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ainda na Entrada

Uma antecipação do que poderemos ver ao passar esta magnífica entrada, incluindo uma vista lindíssima de Atenas.
O peculiar desta excursão foi a nossa guia, que mais parecia, uma das professoras da saga Harry Potter, que não nos deixava fotografar (nem falar) enquanto ela descrevia a História dos monumentos. Escusado será dizer, que só se ouviam os sons das máquinas e que eu não ouvi metade do que ela dizia! Afinal...estava de férias ou tinha voltado à escola?
Bons sonhos!
Atenas - 28 Outubro 2009

A caminho da Acrópole

Entrada para a imponente "Acrópole de Atenas", que abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.
Atenas - 28 Outubro 2009

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Kallimarmaron

O Estádio Panathinaiko, também conhecido por Kallimarmaron (em grego quer dizer "beleza em mármore"), é um estádio de atletismo, construído inteiramente em mármore branco do Monte Pentélico. Está Localizado no centro de Atenas e situa-se no local exacto onde se encontrava o estádio da Atenas antiga, onde celebraram-se as competições atléticas dos antigos Jogos Panatenáicos. Foi construído em 566 a.C. e após várias restaurações, em 1895, foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas 1896. A sua pista tem forma de U e suas arquibancadas tem capacidade para 80 000 espectadores sentados.
É esta a força dos Jogos Olímpicos e desta cidade! Sentimo-nos parte do Mundo!
Atenas - 28 Outubro 2009

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Piréus

Na saída do porto de Piréus, o principal porto da Grécia e um município vizinho a Atenas.
O dia ainda estava a "acordar" e já estava a ser fotografado!
Pireus / Atenas - 28 Outubro 2009